modelo tcc
Subtítulo
(Conforme a ABNT NBR 14724:2011, o subtítulo é opcional, mas se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando sua subordinação ao título)
Autor
(nome do acadêmico. Se houver mais de um, colocar em ordem alfabética)
Professor Orientador
Faculdade Metropolitana de Guaramirim- FAMEG
Curso (TURMA) – Trabalho de Curso ou Trabalho de Conclusão de Curso (denominação de acordo com as
DCNs de cada curso)
dd/mm/aa
(O cabeçalho deverá ser centralizado, digitado com espaçamento simples entre as linhas)
RESUMO
(os títulos das seções e subseções devem ser separados do texto por uma linha em branco – espaçamento 1,5)
O resumo na língua vernácula, conforme a ABNT NBR 14724:2011, é um elemento obrigatório e deve apresentar de forma concisa os pontos relevantes do texto, fornecendo uma visão rápida e clara de seu conteúdo e das conclusões. Deve ser elaborado de acordo com a ABNT NBR 6028. Sendo assim, recomenda-se elabora-lo depois de concluído o trabalho. Normalmente, o resumo não excede
900 caracteres, (aproximadamente 250 palavras).
ABSTRACT (Conforme a ABNT NBR 14724:2011 é um elemento obrigatório e deve ser elaborado conforme a
ABNT NBR 6028)
1 INTRODUÇÃO (o indicativo numérico de seção, deve ser em algarismo arábico, alinhado à margem esquerda precedendo o título e separado deste por um espaço de caractere. Não utilizar ponto ou hífen).
A introdução diz respeito ao próprio conteúdo do trabalho: sua natureza, sua metodologia e a razão de sua elaboração. A introdução não deve ser dispensada, pois é parte integrante do desenvolvimento do trabalho científico.
Na introdução, deve-se anunciar a ideia central do trabalho delimitando o ponto de vista enfocado em relação ao assunto e à extensão; deve abordar a contextualização problemática, o objetivo do trabalho e os resultados alcançados.
Nessa parte, deve ser enfocada a relevância do assunto no sentido de esclarecer seus aspectos obscuros, bem como da