modelo sat
1-QUAL A PROPOSTA DO ARTIGO?
Apresentar o modelo SAT implantando no Centro Nacional da Empresa, estruturado em delineamento de pesquisa quase esperimental. Essa concepção permite a análise do efeito individual de variáveis sobre a aprendizagem, sobre o desempenho no ambiente de trabalho no qual a tarefa e o seu executor estão inseridos. 2-COMO OS AUTORES CONCEITUAM AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO?
Verifica o resultado da administração de treinamento, fornece subsídios ao planejador para a tomada de decisões e julgar o valor global dos programas. Scriven considera que os avaliadores devem julgar tanto os objetivos do programa como os resultados, formativo e somativo. Stufflebem avaliação é um processo de delinear e fornecer imformações úteis para o julgamento de decisões. CIPP- contexto, insumo, processo, produto. Borges Andrade definiu insumo, procedimentos, processos, resultados e ambiente.
3- QUAIS OS INSUMOS TEÓRICOS USADOS PELOS AUTORES?
Formativo e somativo, depois CIPP (contexto, insumo, processo e produto), expandido para insumo, procedimento, processo, resultado e ambiente.
4- EXPLIQUE CADA UM DOS NÍVEIS DE KIRKPATRICK.
São 4 níveis: reação, aprendizagem, desempenho no cargo ou pós treinamento, e resultado. Esses níveis formam uma corrente de causa e efeito, cujos elos podem se partir em qualquer um deles, um treinamento pode aprender, mas não ter as condiçoes de realização necessárias para implantar o conteudo adquirido. Pode não aprender e reagir bem ao treinamento ou mudar o seu desempenho no ambiente, sem contudo colaborar para a consecução dos objetivos da empresa.
5- EXPLIQUE O PROCESSO DO SAT. QUAIS OS NÍVEIS DE INFORMAÇÃO QUE O SAT LEVANTA?
Levanta atualmente informações sobre os efeitos do treinamento em três níveis: