Análise de oPÇÕES
Depois de dois anos de negociação, em 2004, o fundo Darby Overseas Investments Ltda adquiriu 34% das ações da SAT ,realizando investimento através do Darby-BBVA Latin América Private Equity Fund. A negociação também incluiu uma opção de aquisição de mais 13 % de ações da SAT. A SAT,na época, foi a primeira distribuidora regional do país a conseguir associação com um fundo de investimento internacional.
Essa aliança foi fundamental para a empresa injetar o capital necessário para a retomada do crescimento, sem interferência direta no processo de gestão da empresa (o processo foi finalizado e a SAT conseguiu o recurso sem a perda de assentos no conselho).
Após o período da aliança financeira com o Darby, a empresa direcionou esforços para expandir sua abrangência geográfica, passando a atuar nos estados do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O crescimento foi seguido pela contratação de novos e experientes profissionais do mercado, que propiciaram o desenvolvimento de práticas administrativas eficazes para a nova realidade empresarial.
Entre os anos de 2006 e 2010 a empresa, que hoje adota o nome comercial ALE, apresentou novos saltos de crescimento, tendo se fortalecido também junto aos postos dos grandes centros comerciais, o que a posicionou como uma empresa, com relativo destaque no cenário nacional.
Sobre a projeção de fluxo de caixa descontado (DCF):
A principal análise a ser feita é a projeção de fluxo de caixa descontado, onde devem ser avaliadas as premissas para o investimento no curto prazo e o aumento de receita tanto em curto quanto longo prazo.
Como analista, eu verificaria as possibilidade de pré pagar algumas dívidas com parte dos recursos recebidos pelo DOI e diminuir o meu índice de alavancagem, possibilitando maior retorno aos investidores nos anos seguintes ao investimento inicial.
Verificaria também se a projeção de crescimento possibilitará