Modelo relatório
Faculdade de Física
Exemplo de relatório e comentários úteis para a sua elaboração.
1. Título da Experiência
2. Identificação: Nome dos alunos, turma, data, número do grupo (se houver).
3. Introdução: Na introdução devemos dizer a que se propõe a experiência; Por que realizá-la; Qual o fenômeno estudado.
4. Objetivos: Que questões, basicamente, tentaremos responder? Que informações a respeito do fenômeno estudado pretendemos obter? Lembre-se que os objetivos devem ser escritos com o verbo, inicial da frase, conjugado no infinitivo.
5. Fundamentação teórica: Neste ponto, devemos expor os conhecimentos teóricos necessários à compreensão, tratamento e/ou análise da experiência e aos dados obtidos.
6. Material Utilizado: Todo o material utilizado deve ser colocado em forma de lista ou parágrafo. 7. Procedimentos: Aqui devemos descrever a montagem, o método e o procedimento a ser seguido na obtenção das medidas.
8. Resultados: A exposição dos dados obtidos a partir das medidas, médias, desvio padrão, tabelas, gráficos, etc., devem ser colocados nesta parte do relatório, bem como o relato de coisas relevantes que possam ter ocorrido durante o experimento, detalhes do procedimento prático, e eventuais observações à margem do procedimento.
9. Análise: Discussão sobre a precisão, a validade, as possíveis causas de erro, algarismos significativos, uso de estatística, etc., devem ser abordados neste ponto do relatório, que pode ou não estar inserido junto com o tópico dos resultados.
10. Conclusões: Aqui é onde escrevemos o que pode ser concluídos a partir da análise dos dados. Lembre-se, um bom relatório deve ser conciso. Não faça uso de coisas irrelevantes. Não copie livros, sites ou o roteiro (se existir) na elaboração de seu relatório. Estabeleça conclusões a partir de suas observações e da análise dos dados obtidos no experimento.