modelo relatorio
Mecânica dos Solos
(Laboratório)
Goiânia
2014
Alunos
Ensaio de Massa Especifica
Goiânia
2014
Sumário
1. Introdução
A massa específica real de um solo é o valor médio da massa específica dos grãos do solo, ou seja, os vazios não são computados. A sua obtenção é necessária para o cálculo do ensaio de sedimentação e a determinação do índice de vazios e demais índices físicos do solo.
2. Objetivo
Determinação da massa especifica e umidade do solo.
3. Equipamentos
Estufa
Aparelho de Dispersão
Picnômetro de 500 ml
Bomba de Vácuo
Termoametro
Balança
Funil
Bastão de Vidro
4. Preparação da amostra
Uma amostra de solo previamente preparada para o ensaio de determinação do peso específico dos sólidos, foi homogeneizada e destorroada.
A amostra 1 foi submetida em um recipiente com peso de 60 g, e colocou-se água destilada, deixando a amostra submersa no interior da cápsula durante no mínimo 12 horas.
Para a determinação da umidade foi coletada 3 amostras, obtendo o peso de cada cápsula usada, posteriormente foi colocada uma porção de solo em cada cápsula e pesada novamente. As amostras foram colocadas na estufa por aproximadamente 24 horas e mais uma vez pesadas.
5. Procedimento Experimental
O material do recipiente foi levado ao copo de dispersão, onde se adicionou água destilada até aproximadamente metade do copo.
Foi efetuada a dispersão do solo por um período de 15 minutos, e todo material foi transferido para o picnômetro, com o auxílio do funil de vidro, sem que houvesse sobras no copo dispersor.
No copo do picnômetro foi adicionada água destilada até atingir a metade do copo e posteriormente aplicada vácua por 7 minutos, tomando o cuidado de agitar o picnômetro periodicamente para que o material pudesse