Modelo Projeto IC
UNICAMP - 2013
APRENDIZADO INTELIGENTE DE INTERFACES MÓVEIS
Tomás Silva Queiroga
Graduando Ciência da Computação
RA: 137748
1. RESUMO
É cada vez mais comum o uso de dispositivos móveis, que possuem capacidade de processamento maior do que muitas máquinas de 2 anos atrás. Isso abre uma ampla gama de funcionalidades, mas usuários iniciantes não conseguem usufruir toda a facilidade que estes aparelhos provem. Algorítimos de Aprendizado de Máquina podem traçar o perfil do usuário, e auxiliá-lo a fazer melhor uso desta ferramenta, e abrir espaço para novas ideas de aplicativos. O projeto pretende fazer um protótipo de aplicativo móvel que otimiza o tempo de uso do usuário através de reconhecimento de padrões de uso. 2. CARACTERIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Usuários de smartphones do sexo masculino, em geral acabam por fazer uso de seu celular como relógio, retirando-o do bolso, clicando no botão de destravar, vendo as horas e retornando ele ao bolso. Também é usual desbloquear sempre o celular antes de uma aula, abrir o seu editor de texto predileto para fazer de seu dispositivo o seu caderno de anotações, baixar várias vezes um mesmo arquivo PDF de notas de prova de um site de um professor para ver se tem alguma atualização. Entre diversas outras funções que claramente seguem padrões, e muitos usuários acham esse trabalho repetitivo algo chato.
O tipo de inteligência que resolveria este problema está indisponível no mercado, e com certeza agregaria muito valor a todos aqueles que tem smartphones modernos.
Pesquisar e por na prática algoritmos inteligentes para dispositivos mobile é uma questão cada vez mais relevante, e com poucas publicações comparadas as outras áreas mais antigas da computação, fazendo desse projeto uma base para futuros.
3. OBJETIVOS E METAS
3.1. Objetivo Geral
Obter um protótipo de guia inteligente para dispositivos móveis, que auxilia o usuário em questões de tempo em funções básicas