Modelo Planta residencial
D
E
L
D
A
U
A
D
N
I
A
L
I
M
B
I
S
S
O
S
Ç
ACE A ESPA
PAR RNOS
INTE
MANUAL DE ACESSIBILIDADE PARA ESPAÇOS INTERNOS
EDITORIAL
Nossa cidade tem uma forte ação em calçada, com o Programa Calçada
Segura, e precisamos fortalecer ações na adequação de espaços internos.
Uma porta estreita ou um piso com degrau podem tornar-se obstáculos intransponíveis para as pessoas com deficiência, gestantes e idosos.
Prever espaços acessíveis, seguindo os conceitos de desenho universal é uma necessidade urgente, uma questão humana, social e prevista em lei.
A liberdade é um anseio humano. Quebramos barreiras nas telecomunicações, viajamos ao fundo do mar e ao espaço, mas muitas pessoas não conseguem sair de suas casas ou adentrar em um estabelecimento de forma independente, com autonomia e segurança.
Esperamos que esta cartilha e as ações previstas para nossa cidade possam inspirar o mercado imobiliário na execução de edificações com base nos conceitos do desenho universal, não apenas em áreas de uso comum mas também no interior dos apartamentos. Vale lembrar que estamos caminhando para um País de idosos.
Quebrar barreiras traz benefícios à todos: ao cidadão a dignidade e ao comércio, um público esquecido.
Faça parte desse processo! Você é agente fundamental.
MANUAL DE ACESSIBILIDADE AOS ESPAÇOS INTERNOS
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
2
Este manual apresenta orientações básicas a serem seguidas em projetos para construção, reforma ou adaptação de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade para pessoa com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas idosas.
Consulte sempre a Norma Técnica
9050:2004 ou sua substituta da
ABNT – Associação Brasileira de
Normas técnicas disponível no site: www.mpdft.gov.br/sicorde/nbr905031052004.pdf MANUAL DE ACESSIBILIDADE PARA ESPAÇOS INTERNOS
DEFINIÇÕES DOS TERMOS
Acessibilidade: Possibilidade e condição de alcance,