Modelo Piagetiano
1- Introdução:
Piaget se preocupou com vários aspectos do conhecimento dando ênfase principal ao estudo da natureza, principalmente o desenvolvimento intelectual da criança, pesquisou e escreveu sobre os seguintes campos: biologia, psicologia, história da ciência entre outros.
Sua preocupação central foi o sujeito epistêmico, ou seja, o estudo dos processos de pensamento da infância inicial até a idade adulta. Interessou-se pela necessidade de conhecimento típico do homem que o define como espécie homo sapiens. Algumas de suas correntes teóricas eram negligenciadas como a psicanalise e behaviorismo. Seu primeiro estudo era direcionado aos processos emocionais e irracionais.
Para Piaget a adaptação a realidade externa esta relacionada basicamente com o conhecimento. Estudou a logica, espaço, tempo, causalidade, moralidade e lidou com processos psicológicos como o pensamento, percepção, imaginação, memoria, imitação e ação. Elaborou uma posição filosófica (a epistemologia genética) procurando estudar cientificamente os processos que o individuo usa para conhecer a realidade.
Piaget utilizou como técnica básica para seus testes de pesquisa o método que havia aprendido a aplicar na clinica Bleuler e nos cursos básicos de Sorbonne. Como os trabalhos de Piaget se multiplicaram rapidamente na Europa, devido a isso a tarefa do psicólogo consistiria em descobrir qual seriam os processos e técnicas mais adequadas de ensino e de conceito para serem aplicadas. Piaget começou a ser conhecido no Brasil na década de 60 e a partir dai seu estudo foi incluído no currículo dos cursos universitários de psicologia e pedagogia, mas também é aplicada em muitas escolas para crianças em idades precoces chamadas escolas maternais, ou até mesmo em escolas de primeiro grau que utilizavam o que recebeu o nome de método Piaget.
É importante lembrar que foi Piaget que trouxe a luz a respeito das estruturas mentais presentes em cada faixa etária e o modo de