Modelo para tcc
CAPÍTULO I
1. Características Gerais
O projeto é uma proposta específica e detalhada da pesquisa, com o objetivo de definir uma questão e a forma pela qual ela será investigada. Está sujeito a modificações durante o seu desenvolvimento. A dissertação a ser pesquisada é, de modo geral, estruturados em três partes:
(a) Preliminares ou pré-textual;
(b) Corpo do trabalho ou textual; e
(c) Referências bibliográficas e anexas.
As preliminares incluem: folha de rosto; índice; lista de tabelas, de quadros, de figuras, de gráficos e de anexos e/ou Apêndices. Na folha de rosto, apresenta-se o título da dissertação, o nome do autor, o nome da instituição a que está sendo submetido e a data. Exemplos de folhas de apresentação encontram-se Anexo 1.
Em geral, as dissertações se estruturam em determinados capítulos e seções, cuja inclusão ou exclusão dependem da natureza da pesquisa. Os capítulos principais de qualquer projeto tratam da definição do problema, com uma revisão sucinta da bibliografia e da metodologia a ser adotada. Esses capítulos e suas seções podem ser modificados em função das características da pesquisa, esperando-se, no entanto, que o problema, os objetivos e a relevância sejam explicitados, assim como a metodologia delineada.
Lista de Capítulos e Seções Comumente incluídos no corpo do
Projeto
A seguir, são indicados os capítulos que compõem a dissertação, com suas respectivas seções, na forma gráfica em que devem ser apresentados, iniciando-se cada capítulo em uma nova página. Cabe observar que há pesquisadores que optam por uma redação em que as seções não apareçam separadas. No entanto, o conteúdo de cada uma delas deve estar presente no texto e ser facilmente achado.
Introdução
Nesta seção, o autor explícito, em termos gerais, o contexto do problema. A introdução deve apresentar uma revisão da literatura inicial, dando uma idéia do conhecimento mais recente produzido em termos de estados