Produtividade - getão de operações
CONCEITO
Produção: atividade da combinação dos fatores de produção que têm como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano. Economia: produtividade é a capacidade dos fatores de produção para criar produtos. Para calcular a produtividade leva-se em conta o trabalho e todos os fatores de produção (inputs ou insumos).
RELAÇÃO OUTPUTS/ INPUTS
A relação entre as entradas (inputs) e as saídas (outputs) de uma organização é descrita de forma gráfica ou matemática, os outputs (produtos) que deverão ser obtidos da combinação de diferentes quantidades de inputs.
uma função produção é expressa como: Q= f(X1,X2,X3...) onde: Q= quantidade de output X1, X2, X3, etc.= fatores de inputs (como capital, trabalho, matérias-primas, espaço, tecnologia ou gerência)
EXEMPLO DE MEDIDAS DE PRODUTIVIDADE
As medidas de produtividade devem ser vistas como um instrumento auxiliar na detecção de problemas, e no acompanhamento do desempenho dos sistemas de produção a que se referem por meio de dados comparativos num determinado período de tempo, que auxiliarão no processo de tomada de decisão gerenciais e o encontro de soluções cabíveis quando se fizer necessário.
Produtividade de fator simples ( sfp ): Quando as medidas físicas (unidades, quilos, toneladas ) são conhecidas, pode-se facilmente estimar a produtividade global de uma companhia, calculando a produtividade de fator simples de cada um dos principais recursos (horas de mão-deobra, material, capital, etc.), que são empregadas na fabricação de seus produtos. Produtividade de valor agregado ( pva ) : O valor agregado de um produto representa a diferença entre o valor do produto final e o valor do material utilizado para sua execução. Esta proposição possui dois inconvenientes: Primeiro, gera uma instabilidade na determinação de como uma utilização mais eficiente de material pode resultar num ganho de produtividade total para a empresa. Segundo,