Modelo Osi
Este atividade irá tratar da exposição da importância do modelo OSI e suas camadas para a tecnologia hodiernamente, ele padroniza as interfaces, facilita a engenharia modular, simplifica o ensino e aprendizado entre diversos outros benefícios suscitados por esta tecnologia.
1 MODELO OSI
O modelo OSI (Sistema de Interconexão Aberto) foi criado em 1977 pela ISO (Organização Internacional para Padronização) focando a criação de padrões de conectividades para interligar sistemas de computadores locais e remotos. Ele é o modelo essencial para comunicação de rede, sendo subdividido em 7 camadas.
2 CAMADAS DO MODELO OSI
Cada uma das 7 camadas possui uma função especifica para desempenhar o processo de forma exata. Nestas 7 camadas funcionais estão divididos os aspectos gerais de rede sendo que cada uma das camadas seguem protocolos padronizados internacionalmente. As sete camadas são: 1- Física; 2- Enlace; 3- Rede;
4-Transporte; 5-Sessão; 6-Apresentação e 7-Aplicação.
A camada física é onde se inicia e termina todo processo, o sinal chega nesta camada em formato de sinais elétricos e se transforma em bits (0 e 1), enfim, nesta sessão apenas se transmite bits não se preocupando com o significado. Trata-se das características elétricas e funcionais como: conectores, pulsos elétricos de luz, cabos, entre outros.
Já na camada de Enlace após o recebimento dos bits, ela os converte de maneira inteligível, os transforma em unidade de dados, subtrai o endereço físico e encaminha para a camada de rede que continua o processo. A camada de Enlace trata as topologias de rede, dispositivos como switche, placa de rede, interfaces, etc., e é responsável por todo o processo de switching.
A camada de Rede é responsável pelo tráfego no processo de internetworking. A partir de dispositivos como roteadores, ela decide qual o melhor caminho