MODELO KEYNESIANO: ESTIMAÇÃO DA FUNÇÃO POUPANÇA
No entanto, a poupança tem conotação fundamental na teoria econômica, sendo que o mesmo é dado como uma variável ou instrumento de estabilização, e é definida como a parte do rendimento que durante um determinado período que não é consagrado ao consumo. o âmbito da poupança se reveste em duas perspectivas, uma publica (que é feita pelo estado) e outra privada (que é realizada pelas famílias e empresas), como tal os agentes econômicos entre eles o estado, as empresas e as famílias deveram ser os grandes responsáveis pela poupança em qualquer que seja a economia.
Para o estado se o orçamento for excedentario ou a balança de pagamento apresentar um saldo positivo, o remanescente poderá ser poupado. Num outro angulo de análise, a poupança do estado é baseado também na arrecadação de receita de imposto obtido sobre seus contribuintes com a visão de resolver os problemas futuros da sociedade.
Em relação a poupança das empresas, podemos dizer que a mesma é feita em função da rendibilidade e dos lucros existentes depois do exercício econômico, pois os mesmos poupam para auto financiar os seus investimentos.
Enquanto que as