MODELO HIPOCRÁTICO, ENERGÉTICO, HOLÍSTICO, NATURAL, HOMEOPÁTICO" E O "MODELO ALOPÁTICO, QUÍMICO, DA DOENÇA".
AS DIFERENÇAS ENTRE O "MODELO HIPOCRÁTICO, ENERGÉTICO, HOLÍSTICO, NATURAL, HOMEOPÁTICO" E O "MODELO ALOPÁTICO, QUÍMICO, DA DOENÇA".
1º trabalho apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de Ciências da Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa – Polo Uberlândia – MG – 1ª Etapa – Junho de 2013.
Universidade Federal de Viçosa
SISTEMA SAPIENS- CURSO HOMEOPATIA
Uberlândia - MG, Junho de 2013
Medicina Hipocrática, Vibracional ou Holistica
Hipócrates, considerado o pai da medicina e uma das figuras mais importantes da história da saúde universal, nasceu no ano 460 a.C, em uma ilha grega. Viajou por toda a Grécia e no Oriente próximo e faleceu no ano 370 a.C. em Tessália.
É referido como uma das grandes figuras entre Sócrates, Aristóteles durante o florescimento intelectual ateniense. Hipócrates era um asclepíade, o que significa que era membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde e defendia a medicina do doente, ou seja, ele considerava um doente no seu todo, alma e corpo expresso na força vital.
Nas obras hipocráticas há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, papeira, pneumonia e tuberculose. Para o estudioso grego, muitas epidemias relacionavam-se com fatores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde as pessoas viviam. Muitos de seus comentários nos Aforismos são ainda hoje válidos.
Hipócrates fundamentou a sua prática e a sua forma de compreender o corpo humano, incluindo a personalidade, na teoria dos quatro líquidos ou humores corporais: sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra. Nessa teoria a saúde seria o resultado do equilíbrio ideal entre esses quatro humores e a doença, por sua vez, surgia da falta ou do excesso de um desses humores. Esta teoria influenciou, por exemplo, Galeno, que desenvolveu a teoria dos humores e que dominou o conhecimento