Modelo fleuriet
RESENHA CRITICA DO LIVRO MODELO FLEURIET
B H
RESENHA CRITICA DO LIVRO MODELO FLEURIET
Trabalho proposto pelo Professor Jose, referente a matéria de Gestão financeira do sétimo período do curso de Engenharia de Produção.
B H
Resenha Crítica do Livro Modelo Fleuriet
O livro Modelo Fleuriet “A dinâmica financeira das empresas brasileiras” dos autores Michel Fleuriet, Ricardo Kehdy, George Blancs, editora Campus, ano 2003. O autor Michel Fleuriet, especialista do CESA, apresenta seu modelo utilizado com grande sucesso por varias empresas brasileiras, como prova de sucesso, se torna referencia no mundo acadêmico. Neste Livro os autores pretendem auxiliar as empresas na gestão financeira usando metodologias aplicadas ao contexto gerencial brasileiro, onde os conceitos do modelo dinâmico de capital de giro é premissa fundamental na gestão das corporações.
No inicio de seu desenvolvimento, eles explicam que existem três ciclos da empresa que são os ciclos econômico, operacional e financeiro; o que no primeiro capitulo “Os ciclos da empresa e a contabilidade” o autor demonstra a relação da contabilidade (caixa da empresa, balanços positivos ou negativos) com esses três ciclos, refletindo na própria corporação.
O balanço patrimonial tem dois critérios: o vertical e horizontal. O primeiro distingue contas ativas das contas do passivo e o segundo agrupa as contas do ativo e passivo. O ativo se divide em ativo circulante e não circulante. O ativo circulante desdobra-se nos grupos do disponível e do realizável em curto prazo. Ativo não circulante são valores de conversão em longo prazo e os investimentos permanentes. O realizável em curto prazo são os valores de conversão a curto prazo ou no prazo do ciclo de produção da empresa. O passivo se divide em passivo circulante e não circulante. O passivo circulante são as contas representativas das obrigações da empresa para terceiros e o não circulante