modelo de TRABALHO PRONTO de microbiologia
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE IGUATU – FECLI
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA
PROFESSOR (A): ESP. ANA CRISTINA
DIFTERIA E MENINGITE
GEORGE COSTA DIAS
LUIZ CARLOS GONZAGA DA SILVA
MARIA DANIELLE LIMEIRA DA SILVA
SABRINA ASSUNÇÃO DE OLIVEIRA
SAMIRA NOYALE DOS SANTOS
TIMOTEO HONÓRIO CRUZ
IGUATU-CE 07 DE novembro de 2011
MENINGITE E DIFTERIA
Trabalho apresentado como complemento para a nota do 2º NPC da disciplina de microbiologia, no Curso de Ciências Biológicas, V semestre.
Professora: Esp. Ana Cristina
Sumário
Introdução 3
Objetivos 4
Metodologia 5
Conclusão 4
Referências Bibliográficas 5
1-INTRODUÇÃO
Os microorganismos são seres que não podem ser visualizados a olho nu. Estes seres tão pequenos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem. O seu contato com o homem pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida ou bastante negativa, neste caso, trazendo efeitos prejudiciais à saúde através do contato com microorganismos patogênicos (causadores de doenças). As patogenias que esses seres podem causar acometem principalmente pessoas com baixa imunidade como, por exemplo, crianças, idosos e gestantes.
Dentre essas patogenias estão a difteria e a meningite. A difteria é uma doença infecciosa aguda, causada pelo bacilo toxigênico Corynebacterium diphtheriae e é caracterizada por placas pseudomembranosas típicas que frequentemente se alojam nas amígdalas, faringe, laringe, nariz, outras mucosas e na pele. A principal forma de transmissão ocorre por contato direto através de secreções oronasais eliminadas por tosse, espirro ou ao falar e o maior