Modelo de resumo de um livro
Sua beleza desperta o interesse de muitos rapazes e sabendo, sagazmente, os riscos que corria, ela vive intensamente.
Revolta – se, muitas vezes contra a sua riqueza por conhecer nela um dos motivos para os seus admiradores.
O Sr. Lemos, tio materno e tutor de Aurélia, era convocado de vez em quando para resolver problemas de pequena importância. Certo dia a jovem convoca o tutor para apresentar – lhe um certo assunto, seu casamento. Cita o casamento de Adelaide, filha de Manuel Tavares do Amaral que a ofertou a um recém-chegado ao Rio de Janeiro, sendo este o seu escolhido.
O escolhido é Fernando Seixas, moço de vida média, rico, mas em casa levava vida simples.
Aurélia pede ao Sr. Lemos que a auxilie no desmanche deste compromisso de Adelaide, pois além do interesse em Seixas ela pretende fazer com que Adelaide se case com seu verdadeiro amor, o Dr. Torquato Ribeiro, que também era seu amigo desde a convivência com sua mãe.
Aurélia pede ao tutor que dê 50 contos de rés retirados de sua herança como dote a Ribeiro. Ela pede também que procure seu pretendente escolhido e lhe ofereça 100 contos de rés de dote, o casamento com separação de bens e que de forma nenhuma quebre o segredo de seu nome.
Inicialmente, Fernando Seixas não aceita a proposta, mas muda de ideia pois precisa do dinheiro para dar um dote a uma de suas irmãs.
Desde que recebe o adiantamento Seixas é apresentado a sua futura noiva. Surpreende – se em ver que sua noiva é sua ex – namorada na época de adolescência e sente-se humilhado, mas o Sr. Lemos diz que Aurélia não sabe do acordo. Depois do acontecido, oficializa – se o pedido de casamento. Toda a sociedade fica atônita ao saber que Aurélia iria se casar com um marido sem fortuna. Acontece uma cerimônia modesta com poucos convidados e com os noivos