Modelo de relatório
Centro de Engenharias de Juiz de Fora Campus: Itamar Franco
Relatório: Laboratório de Física
Aluna: Viviane Ferreira Campos Amaral
Turma: 4º Período de Engenharia Civil Noturno
Professores: Sávider e Alberto
Juiz de Fora, 03 de dezembro de 2013.
1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
1.1 - Condutores e Isolantes elétricos;
Condutores são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre. Quando tais materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material.
Isolantes não permitem o movimento de cargas elétricas em seu interior. Entretanto, se a tensão elétrica aplicada em suas extremidades for superior à sua rigidez dielétrica, tornar-se-á um condutor.
1.2 - Campo elétrico;
Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão. O campo elétrico tem existência física, no sentido de que transporta energia e que pode subsistir até após desaparecerem as cargas que o produzem.
1.3 - Tensão, corrente elétrica e resistência elétrica.
Tensão elétrica, também conhecida como diferença de potencial ou voltagem, é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia elétrica potencial por unidade de carga elétrica entre dois pontos.
Corrente elétrico é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer de se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada.
2 - OBJETIVOS:
2.1 - Conhecer o funcionamento de tensão, corrente elétrica e resistência elétrica;
Apresentação de situações onde exigem os conceitos