Modelo de Relatório De Visita Técnica
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGICA DA BAHIA
CURSO INTEGRADO DE EDIFICAÇÕES
TÂMIS ALAÍDE FARIAS PIRES
ED-41
Relatório De Visita Técnica
EUNÁPOLIS
2013
TÂMIS ALAÍDE FARIAS PIRES
ED41
Relatório De Visita Técnica
EUNAPÓLIS BA
2013
INTRODUÇÃO
A visita técnica foi realizada com a finalidade de conhecer e compreender o funcionamento e os processos da estação da embasa na cidade de Itamaraju, que é responsável por atender vinte municípios, sendo o polo do extremo- sul baiano. A visita foi supervisionada pelo professor Daniel, que nos orienta durante a estação de tratamento de água e a estação de tratamento de esgoto.
DESENVOLVIMENTO
A visita realiza no dia trinta e um de julho, na embasa situada no município de Itamaraju, com a supervisão do professor Daniel e recepcionamento do biólogo José Claudemiro. A embasa, tem uma política baseada num tripé de sustentabilidade econômica, social e ambiental, desenvolve alguns programas como: embasa na escola. A estação em Itamaraju é responsável por atende a vinte municípios, sendo polo da embasa no extremo-sul e tem como finalidade trata a água para remover as impurezas, que foram incorporadas nas suas moléculas. O Rio do Ouro percorre a cidade de Itamaraju pelos bairros de Fátima, Jaqueira e Primavera e deságua logo depois no rio Jucuruçu, a água que é tratada na embasa vem de lá.
A água bruta chega a estação convencional onde passara pelos tanques e os processos de Coagular, flocular, decantar, filtrar e desinfetar.
Figura 1:Tanques
A embasa antigamente usava sulfato solido(produto utilizado para clarificação da água), produto que tem 6% de impureza, e agora mudaram para sulfato liquido, já que o líquido não tem rejeitos, as estações de tratamento da embasa tem um circuito