Modelo de relat rio novo QUEDA LIVRE
CURSO
Engenharia Civil
TURMA
3180
DATA
14/05/2015
GRUPO
Francisco Erivelton Alves Xerez Matricula: 201407161041
Lucas Alves Matricula: 201407160966
TÍTULO
Queda Livre.
OBJETIVOS
Determinar o valor aproximado da aceleração gravitacional no local experimentado com o movimento de queda livre.
INTRODUÇÃO
Dizemos que um corpo se encontra em queda livre quando a única força que atua nele é a força gravitacional. Não pode haver atuação de outras forças; em particular, não pode existir resistência do ar (que na realidade existe), ou o seu valor deve ser tão baixo que possa ser desprezado. Quando um corpo se encontra em queda livre na proximidade da superfície terrestre, a força gravitacional que nele atua é praticamente constante. Como conseqüência, o corpo tem uma aceleração constante para o centro da Terra. No estudo de física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes.
Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s2.
As equações matemáticas que determinam o movimento de queda livre são as seguintes:
V= g.t
d= g.t2/2
MATERIAIS
Painel vertical
Tripé universal
Bobina
Esfera
Aparador
Sensores fotoelétricos
Cronômetro digital
Régua
PROCEDIMENTOS
1) Montamos o kit de queda livre, nivelando a posição correta dos sensores fotoelétricos, separados por uma distância inicial e uma final. Nivelamos o primeiro sensor na marca 0 mm, e o segundo na marca 800 mm. O prumo foi