MODELO DE RELAT RIO DE AULA PR TICA
Programa de Educação Profissional de Minas Gerais - PEP
CURSO TÉCNICO EM (CURSO) - MÓDULO (?)
DISCIPLINA: (?)
PROFESSOR: NELSON DE ABREU DELVAUX JÚNIOR
Relatório de Aula Prática
MEDIDA DA PROPRIEDADE “P” (título)
Equipe: (Nomes completos) X
DEZ/2011 – JANAÚBA MG
INTRODUÇÃO
A introdução do relatório deve fornecer clara e brevemente (máximo uma página), a natureza do problema que está sendo investigado e como este problema está relacionado com a parte teórica da disciplina. Além disto, é interessante que exista uma indicação das possíveis relações do problema investigado com suas possíveis aplicações nas atividades profissionais.
No último parágrafo indicar, com clareza, quais os objetivos a serem atingidos com a realização do experimento proposto para a aula prática a que se refere o relatório.
EXEMPLO
Os compostos químicos puros podem apresentar-se em diferentes estados físicos, de acordo com a temperatura e a pressão do sistema.1 Por exemplo, na pressão de uma atmosfera, a água (H2O) pode ser encontrada sob a forma sólida (gelo) em temperaturas abaixo de 4oC, sob a forma líquida até cerca de 100oC, sob a forma de vapor em equilíbrio com o sólido ou líquido ou, ainda, sob a forma de gás em temperaturas acima de 100 oC.
Quando consideramos um composto químico que se encontra na fase líquida, uma das suas propriedades físicas mais importantes é a propriedade “P”. A propriedade “P” é o resultado macroscópico das interações de atração e de repulsão entre as moléculas do líquido considerado.
Considerando-se uma mesma temperatura, para líquidos com moléculas muito polares, como a água, que estão sujeitos a forças de atração entre os dipolos orientados espacialmente, a propriedade “P” apresenta valores elevados. Já os líquidos apolares, em que a força de atração entre as moléculas é resultado apenas de forças de van der Waals, os valores da propriedade “P” são significativamente