Modelo De Relat Rio Para Aula Pr Tica
1. Capa Título da prática
Nome dos autores
Nome do professor
Nome da instituição de ensino
2. Introdução
Neste item é dado um embasamento teórico da aula descrito para situar o leitor naquilo que se pretendeu estudar na aula. A literatura é consultada, apresentando-se uma revisão do assunto. Normalmente, as citações bibliográficas são feitas entre parênteses no texto (ao final da frase ou parágrafo) e listadas no final do relatório. Colocar o objetivo da aula no ultimo parágrafo da introdução.
Lembrar que a introdução não é uma cópia da literatura. Não copie os textos consultados. A introdução deve conter no máximo 3 parágrafos.
3. Materiais e Métodos
Descrição dos materiais utilizados na aula e do método que foi realizado, dos métodos: demonstração, exibição de técnicas empregadas. Este item precisa conter elementos suficientes para que qualquer pessoa possa ler e reproduzir a aula no laboratório. Utilizam-se desenhos e diagramas para esclarecer sobre a montagem de aparelhagem. Não deve incluir discussão de resultados.
4. Resultados e Discussão
Esta é a parte principal do relatório, onde serão mostrados todos os resultados obtidos na aula, que podem ser numéricos ou não. Deverá ser feita uma análise dos resultados obtidos, com as observações e comentários pertinentes.
Em um relatório desse tipo espera-se que o aluno discuta os resultados em termos dos fundamentos estabelecidos na introdução, mas também que os resultados inesperados e observações sejam relatados. Compara o resultado encontrado com a legislação vigente. Em textos científicos utilizam-se tabelas, gráficos e figuras como suporte para melhor esclarecer o leitor do que se pretende dizer.
5. Conclusões Síntese pessoal (do grupo) sobre as conclusões alcançadas com o trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto de discussão do grupo.
6. Bibliografia Livros, artigos e endereços eletrônicos utilizados como fonte de