MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE: ESPIRAL
O modelo de processo de software é um dos elementos essenciais do processo de desenvolvimento de software e a escolha de um modelo acaba por ter grande influência sobre o sucesso de produção de um projeto, pois ajuda a melhorar o seu andamento e a garantir que os objetivos finais de cada passo sejam alcançados. O termo modelo de processo de software é utilizado para descreve as fases ou atividades pelas quais o software passa desde a sua concepção até ficar sem uso algum. E na engenharia de software existem vários modelos que são adotados como ciclos de vida. No decorrer do trabalho abordarei o modelo denominado Espiral.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MODELO DE PROCESSO
Antes de explicar o modelo espiral, é necessário saber o que é um modelo de processo. O que é na verdade um modelo de processo?
Explicando de uma forma simples, é uma técnica utilizada para desenvolver um sistema. Existem vários modelos, cada um com sua forma diferente de trabalhar, cada um com suas etapas buscando uma finalidade: a construção de um software com alta qualidade, desempenho e funcionalidade, são paradigmas do desenvolvimento de software.
Tudo isso ocorre pelo motivo da evolução presente no desenvolvimento de sistemas computacionais. Qualquer método utilizado para desenvolver um software, na verdade estará executando um ciclo de vida de desenvolvimento, que nada mais é, um roteiro de trabalho.
Um processo de software é verificar que caminhos, que passos dever decorrer para produzir um software de alta qualidade, que atenda às necessidades do cliente e extinto de erros. Não existe um modelo de processo perfeito, ele terá que se adequar ao problema, e os modelos de processos são interativos e evolutivos, evolutivos porque a cada versão vai se aperfeiçoando e interativos porque há uma comunicação com o cliente.
Qualquer que seja o modelo empregado, compreende três grandes fases: requisitos, projeto/desenvolvimento e implantação/manutenção.
Basicamente em todos os