Modelo de gestao
Apresentarei neste trabalho, as diversas formas de organização de pequenas e micro empresas, abordando e enfatizando suas principais características.
O mundo empresarial sofre mudanças todos os dias, que o levam a pensar, refletir e coordenar seus objetivos, para que não prejudique sua estrutura trabalhista.
As MPE´s (micro e pequenas empresas) desempenham um papel fundamental na contribuição da economia brasileira, gerando empregos, diminuindo a pobreza e contribuindo para o PIB (produto interno bruto).
O desenvolvimento de uma empresa se dá pelo modelo de gestão a qual estão sendo voltados, para isso os empresários deverão saber qual o melhor modelo que encaixa em sua empresa, dando assim a satisfação para todas as áreas relacionadas. O modelo define basicamente como a empresa ira produzir os seus produtos de forma mais eficiente, como alcançar seus objetivos dentro do mercado, como se organizar e como agir em varias situações.
Um problema muito comum nas pequenas e micro empresas é que elas não seguem um modelo de gestão, elas costumam ter poucos funcionários que realizam várias funções. No primeiro ano de uma pequena empresa o dono torna-se o gerente ou administrador, e um erro que acaba acontecendo é que ele mistura o seu dinheiro com o dinheiro do caixa da empresa.
Mostrarei os modelos mais usados nas pequenas e micro empresas, falando como e onde surgiram, as suas características e como é usado dentro das empresas.
“Modelos de Gestão são grupos sociais orientados para realização de objetivos que, de forma geral, se traduzem no fortalecimento de produtos e serviços”
(Maximiliano 2009) Modelo Mecanicista
O modelo mecanicista foi idealizado por um dos engenheiros que desenvolverão os primeiros trabalhos a respeito da administração, ele era Frederick Taylor, que criou a Escola da Administração Cientifica. Na administração cientifica a preocupação era aumentar a eficiência da indústria por meio da