Modelo de Forc as Competitivas Estrela
Sob o ponto de vista dos novos entrantes, qual a força da Estrela sobre os demais.
Novo conceito de mercado: Para se adaptar ao novo mercado a Estrela decidiu vincular alguns de seus produtos com a internet. Com brinquedos inovadores os possíveis novos entrantes terão que criar algo parecido e não se ater somente aos brinquedos sem interação digital. a Web Estrela conta histórias retiradas da internet. Assim, a empresa traz informação para as crianças, até mesmo na hora da brincadeira, com tecnologia totalmente nacional.
Exigências de capital: Alta exigência de capital para ingressar no negócio, caso o concorrente procure pela mesma fatia do mercado que hoje é dominado pelos produtos Chineses. Empresas que desenvolvem produtos com escala regional pode ter mais influencia.
Aprendizagem: Não é difícil criar um brinquedo com as mesmas funcionalidades do que os brinquedos da Estrela.
Acesso a insumos necessários: Focando no principal produto, o acesso a insumos vindos da China é fácil para todos os concorrentes.
Questões Governamentais: Todos os entrantes brasileiros são beneficiados da desoneração da folha de pagamento, o que melhora a competitividade da produção de produtos chineses.
Entrantes Internacionais: Há poucas barreiras para os brinquedos importados entrarem no Brasil.
Poder de Barganha dos Fornecedores
Qual a força da empresa, mediante aos seus fornecedores:
Diferenciação de insumos: Insumos não são exclusivos e são importados da China, um mercado aberto e com menos impostos do que os produtos brasileiros.
Custos de mudança dos fornecedores e das empresas na indústria: Neste caso, a empresa tem mais poder sobre o fornecedor devido ao seu tamanho do que ao contrário, visto que a maioria dos fornecedores chineses não são empresas gigantes.
Presença de insumos substitutos: Poder para a Estrela, uma vez que um insumo que seja substituído demanda tempo e dinheiro mas, traz mais prejuízos para o fornecedor do que para a