modelo de ficha resumo
(Frente)
Assunto Geral
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Assunto Específico
Como e Por que avaliar a criança na educação infantil
Nº 01/01 A avaliação é uma preciação qualitativa sobre dados relevantes do processo ensino aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho e seus alunos. Como devemos definir a avaliação escolar da criança na Educação Infantil tendo registros e informações relativas ao seu desenvolvimento escola. Deve-se permitir um diálogo mais objetivo
Vale salientar que todo processo tem que promover situações que seus alunos possam avaliar seus conhecimentos prévios, deixando-os construir seus conhecimentos de maneira prazerosa e com isso se reconhecendo em seu contexto social. Devemos formar sujeitos pensantes e reflexivos. A avaliação na Educação Infantil deve considerar todos estes pontos.
Tipo de Fichamento: Ficha Resumo de Conteúdo
Local onde se encontra a obra: ROSSATO, Liane Bertolin.História da avaliação. Prática Educativa - textos, artigos e reflexões, UFRGS, 2006 116
Nesse estudo científico sobre o processo avaliativo na Educação Infantil tem como objetivo uma reflexão para os demais docentes estarem mobilizando atividades pedagógicas para o desenvolvimento global da criança, buscando fundamentos teóricos para sistematizar seu ensino.
Não apenas baseados nos conteúdos propostos no Projeto Político Pedagógico de uma instituição, e sim buscar ferramentas como o Referencial Curricular Nacional, como também em outros teóricos que vem dando contribuições para esse desenvolvimento pleno da criança.
A avaliação nessa etapa deve ser processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo a auto-estima das crianças. A avaliação deve permitir que as crianças acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e suas possibilidades ao longo do processo ensino aprendizagem.
A avaliação na Educação Infantil é gradativa levando em