Modelo de ferramentas de avaliação de risco
O modelo de Avaliação de risco do PMBOK identifica riscos e analisa as probabilidades e impactos destes riscos durante a gestão de um projeto (sendo projeto um conjunto de esforços direcionados para atingir um objetivo). O objetivo deste processo é maximizar a probabilidade e conseqüências de eventos positivos e minimizar a probabilidade e impactos de eventos negativos. É uma ferramenta que pode melhorar a competitividade de uma organização porque pode reduzir os custos e/ou aumentar os ganhos de um determinado projeto.
Conforme o modelo do PMBOK os principais processo desta avaliação de riscos são:
Planejamento de gerenciamento de risco – Plano no qual é detalhado a metodologia, as funções e responsabilidades, o orçamento, a tolerância, os tipos de documentos etc.
Identificação de riscos – Identificar os tipos de riscos e levantar as características de cada um.
Análise qualitativa de riscos – Avaliar o impacto de um determinado risco e sua probabilidade de ocorrência.
Análise quantitativa de riscos – Analisar a probabilidade de ocorrência de cada risco e seus impactos no objetivo do projeto.
Planejamento de respostas aos riscos – Definir um plano para atuar eficientemente no controle dos riscos.
Monitoração e controle de riscos – Acompanhar e controlar os riscos utilizando as ferramentas e informações levantadas nas etapas anteriores.
O modelo de avaliação de risco utilizado pelo BNDES tem como objetivo analisar o risco de inadimplência de empresas e grupos econômicos não financeiros e assim orientar decisões de crédito. Os principais processos desta avaliação de riscos são:
Avaliação Cadastral – Considerando um conjunto de informações objetivas (averiguação de dados junto a cartórios, instituições, clientes, fornecedores etc) e sujetivas (percepção sobre a tendência do postulado de pagar ou não a divida), classifica o nível de risco do negócio.