5 S - housekeeping
A filosofia dos 5S é voltada para mobilizar os colaboradores de empresas que através da implantação de mudanças no ambiente de trabalho, inclui e elimina desperdícios, arruma as salas e proporciona um local de trabalho devidamente limpo. O programa busca nos cinco princípios dos 5 S’s a organização e a disciplina no ambiente de trabalho, resultando uma elevação do nível de produtividade da empresa e na moral dos funcionários. Os 5 S’s são as inicias das palavras japonesas: Seiri - Senso de Liberação de áreas (descarte), Seiton - Senso de Organização (separação), Seisou - Senso de Limpeza (zelo), Seiketsu - Senso de Padronização (conservação), Shitsuke – Senso de Disciplina (compromisso).
Seiri – Liberaçao de áreas: consiste em separar os itens em necessários e desnecessários e livrar-se dos desnecessários. Muitas vezes torna-se difícil distinguir o necessário do desnecessário, na dúvida, livre-se do item. Pois as desvantagens de armazenar ou guardar coisas desnecessárias são, por exemplo, estoques desnecessários ocupam espaço que custa mais gavetas e armários, máquinas desnecessárias atrapalham o layout o manuseio dos materiais.
Segundo Hirano (1994, p. 13) “Entende-se como desnecessário tudo o que não é preciso para a produção atual”.
* Seiton – Organização: separar os materiais de forma organizada e adequada de modo a serem facilmente localizados retirados e usados. Tudo deve ter seu lugar previamente definido. Aquilo que tem uso mais frequente deve estar a mais a mão. A organização sempre acompanha a liberação de áreas, pois uma vez que as coisas estão organizadas, só deve sobrar o necessário. Uma boa pratica é colocar etiquetas nos locais especificando o que lá está armazenado, da forma mais clara possível.
* Seiso – Limpeza: manter os itens e o local de trabalho em que são armazenados e usados sempre limpos. Limpar é checar, verificar as máquinas e ferramentas de forma regular. O colaborador deve manter limpo