Gestão de risco
Software: da Teoria à Prática
Cristine Gusmão1, Hermano Perrelli de Moura1
1
Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Caixa Postal 7851 – 50.732-970 – Recife – PE – Brasil.
Recife – PE – Brasil.
{cmgg,Hermano}@cin.ufpe.br
Abstract
The effective use of technologies can determine the success of any business, affecting quality results and ability to provide products and services in time. The software industry faces many kinds of risks that turn software developments projects from its original planning, schedules, delivery and product final quality. Therefore, is necessary to control such kind of risks. This article has the purpose to provide an overview of risk management process, theory and practice in software engineering.
Resumo
O uso efetivo das tecnologias pode determinar o sucesso de qualquer negócio, afetando a qualidade dos resultados e a habilidade de prover produtos e serviços no tempo previsto. A indústria de software enfrenta muitos tipos de riscos que fazem com que os projetos de desenvolvimento de software sejam desviados de seu planejamento original, cronograma, prazo de entrega e qualidade final. Portanto, é necessário controlar os riscos. Este artigo tem a finalidade de proporcionar uma visão geral da teoria e prática associadas ao processo de gerência de risco em engenharia de software.
1. Introdução
Nos dias atuais os ramos da atividade humana dependem de alguma forma da utilização de software para operar, dar suporte, controlar equipamentos e fluxos de informações, gravar ou processar atividades. A área de Engenharia de Software tem promovido vários estudos com a finalidade de produzir modelos de melhoria, processos, métodos e ferramentas para aumentar a probabilidade de sucesso na execução de projetos de software, garantindo a qualidade de seus produtos [Pressman 1995]. Logo, na capacidade de prevenir e controlar essas variáveis