Modelo de dados mdl
Um modelo de dados lógico é uma representação lógica das informações da área de negócios, não é um banco de dados, é independente do modelo físico. Este é o conceito chave da modelagem de dados lógica. Ele deve ser independente da tecnologia implementada devido a constante mudança dos produtos tecnológicos. Os desenvolvedores de sistemas não devem se apegar a uma determinada tecnologia, precisam desenvolver sistemas independentes de tecnologia. Mas como isso seria possível? Há componentes de sistemas que estão intimamente ligados a tecnologia como os programas, sistemas gerenciadores de banco de dados, componentes de tela, mas há também os componentes de sistema que podem ser criados independentes da tecnologia que será implementado como acontece com o modelo de dados lógico e as regras de negócios. Estes componentes estão intimamente ligados aos negócios, não a tecnologia.
A área de negócios não muda tão rapidamente como os produtos tecnológicos. Pense na indústria como uma área de negócios centenária em que seu objetivo é a fabricação de produtos dos mais diversos tipos e que os processos de negócios vão desde a compra da matéria-prima, sua transformação, empacotamento e distribuição do produto acabado. Ela tem feito isso ao longo de toda a sua história. Eles sempre realizaram seus processos de trabalho sem os computadores, depois tiveram o apoio dos mainframes, da rede de computadores e agora da internet. O que os negócios fazem não mudou ao longo do tempo mas como eles são feitos sim. A diferença entre “O que” são os requisitos de negócios e “Como” eles são executados descreve a diferença entre o modelo de dados lógico e banco de dados físico.
Quando surge uma nova tecnologia o responsável pelo modelo de dados lógico não necessita questionar os profissionais da área de negócios de novo pois as regras de negócios continuam sendo as mesmas, ele precisa apenas revisar o modelo lógico, entender os requisitos de negócios e oferecer sugestões para