NOVOS PARADIGMAS PROPOSTOS PELO PROTOCOLO DE QUIOTO
Novos Paradigmas de Produção Propostos pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no Brasil até 2007
Goiânia, dezembro de 2007.
FRANCISMAR LOPES DE CARVALHO
Novos Paradigmas de Produção Propostos pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no Brasil até 2007
Monografia apresentada ao Departamento de Economia da Universidade Católica de Goiás para a obtenção do titulo de bacharel em Ciência Econômicas.
Goiânia, dezembro de 2007.
DEDICATÓRIA
Para Divino e Esmeralda, meus pais, e a senhora Everlíbia, minha esposa.
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao bondoso Deus Jeová pela saúde e disposição dada para que eu pudesse dedicar o melhor de mim. Aos meus queridos pais pela confiança e credibilidade depositada. E a minha amável e adorável esposa pela paciência e compreensão.
RESUMO
Esta monografia tem por objetivo demonstrar que o mecanismo de desenvolvimento limpo implica na propagação de novos paradigmas para o setor produtivo. As ações decorrentes das atividades industriais têm provocado alterações na temperatura média do planeta e consequentemente na biosfera. O mecanismo de desenvolvimento limpo, um dos mecanismos de flexibilização criado pelo Protocolo de Quioto, visa auxiliar os paises com metas de redução de emissões de gases geradores de efeito estufa. O conceito de eficiência ambiental deverá ser aplicado com a finalidade de reduzir os desperdícios de material e energia e estimular o reaproveitamento (reciclagem), desacelerando assim seu esgotamento, diminuindo a exploração e de degradação do capital natural e a emissão de gases de efeito estufa. A proposição de novas formas de produzir e organizar sua planta produtiva são aplicados a alguns setores específicos considerados grandes emissores de gases provocadores do efeito estufa, foi verificado por este trabalho. São quatro os