Modelo de citação
CITAÇÕES
LU
IZ
CA ww R
LO
w.
SD
lcs an OS to SA
s.p N ro TO
.br S
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT):
NBR 10520/2002 - SÍNTESE
1) Conceito de Citação: é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002b, p. 1).
Assim, o autor lança mão de um texto original para extrair a citação, podendo ser reproduzido literalmente, interpretando, resumindo, ou traduzindo ou uma informação extraída de fonte intermediária.
Nas citações, as chamadas pelo (s) sobrenome (s) do (s) autor (es), pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.
2) Localização das Citações: a citações podem ser - no texto ou em notas de rodapé. 3) Modalidades:
CITAÇÃO DIRETA, LITERAL OU TEXTUAL - é a que um autor transcreve, literalmente, de outra fonte, o texto, respeitando todas as características formais em relação à redação, à ortografia, e à pontuação originais.
A citação pode ser breve (de até 3 linhas) transcrita entre aspas duplas, vindo incorporada ao parágrafo.
Quando o nome do autor estiver incluído na sentença, indicam-se o ano entre parênteses e as páginas.
Exemplos:
Para apoiar as discussões sobre o percurso da Residência de Enfermagem a partir da década de setenta, cujos marcos são a sua criação e expansão, valemo-nos das concepções teóricas apresentadas por Löwy (1996, p. 13) sobre visões sociais de mundo, as quais dão suporte às nossas reflexões quando compreendidas dialeticamente, segundo um enfoque que expresse o movimento social, cujo ponto de partida são “todos os conjuntos estruturados de valores, representações, idéias e orientações cognitivas.”
Ação é o direito público, subjetivo e instrumental de invocar a prestação jurisdicional.
Para os professores Cintra, Dinamarco e Grnover (1981, p. 221) “a ação não é só direito, mas