Contabilidade
O capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: principal, valor atual, valor presente ou valor aplicado.
JUROS
Juros representam a remuneração do capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo os regimes simples ou compostos, ou até mesmo, com algumas condições mistas.
Juros simples, somente o principal rende juros.
Juros compostos, após cada período os juros são incorporados ao capital proporcionando juros sobre juros.
JUROS SIMPLES
Podemos definir juros como rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de uma capital. Atualmente, o sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, por ser mais lucrativo. Os juros simples eram utilizados nas situações de curto prazo, hoje não utilizamos a capitalização baseada no regime simples. Mas vamos entender como funcionava a capitalização no sistema de juros simples.
No sistema de capitalização simples, os juros são calculados baseados no valor da divida ou da aplicação ou composição da divida.
A expressão matemática utilizada para o calculo das situações envolvendo juros simples é a seguinte: J = C * i * t , onde: J = juros C= capital i = taxa de juros t = tempo de aplicação ( mês, bimestre, trimestre, semestre, ano...)
M = C + J, onde: M= montante final C= capital J= juros
Exemplo:
J = ?
C = 1.200 i = 2,5% = 2,5/ 100 = 0,025 (taxa unitária) t = 10 meses
Desenvolvendo
J = 1200 * 0,025 * 10
J = 300
M = 1200 + 300
M = 1500
O montante ao final de 10 meses será de R$1.500,00.
JUROS COMPOSTOS
O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples, onde o valor dos rendimentos se