Macroeconomia
Macroeconomia
Juliana Aparecida de Souza – RA 89800
1 – a) PIB Produto Interno Bruto é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos por uma economia em um dado período, ele é um fator que aponta o quanto a economia de um determinado país cresceu.
b) Expansão, pois o país teve um aumento de serviços e bens durante esse período.
2) Perde-se a noção dos preços relativos, não se sabe se as coisas estão caras ou baratas.
- Traz efeito sobre a distribuição de renda.
- Pode afetar as finanças públicas.
- Aumenta os chamados custos de transação da economia.
- Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento dos preços internacionais.
- Influencia negativamente a formação das expectativas em relação ao futuro.
3) X-M representam a diferença entre as exportações e as importações (valor das exportações menos o valor das importações). Se o valor das importações for maior que o valor das exportações será ruim, pois significa que o que o país produziu internamente não atende a demanda interna , sendo necessário importar produtos.
4) Inflação de demanda: Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. A probabilidade de ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos. Nessa situação, aumentos de demanda agregada de bens e serviços, com a economia já em plena capacidade, conduzem a elevações de preços, principalmente em setores de insumos básicos.
Para combater um processo inflacionário de demanda, a política econômica deve basear-se em instrumentos que provoquem uma redução da procura agregada por bens e serviços (redução dos gastos do governo, aumento da carga tributária, arrocho salarial, controle de crédito, aumento das taxas de juros).
5. Na última reunião do Copom os juros sofreram nova queda e já estão em 9.75% ao ano. A maneira como o governo conduz esse instrumento de política