Modelo de briefing
Aula 04
MODELO DE BRIEFING
Uma abordagem bastante precisa feita por Corrêa (2004) acrescenta que a palavra briefing nasceu durante a II Guerra Mundial. Os militares sentiram a necessidade de melhor organizar os ataques e idealizaram reuniões para instruir os oficiais sobre a missão a ser realizada. Esse método foi adotado principalmente pela aviação que realizava uma reunião de briefing com os pilotos e equipes de combate, cerca de 40 minutos antes de levantar vôo. Essa proximidade com o início da ação era por medida de segurança, para não correr o risco de as informações vazarem para o lado inimigo. Depois da guerra, esse termo foi adotado pelas agências de propaganda para significar o conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda, promoção de vendas ou relações públicas. Naturalmente essa palavra se popularizou, sendo empregada indistintamente pelos diversos setores da propaganda para designar um pedido de trabalho. Assim, costuma-se passar o briefing para a criação, para a mídia ou para um fotógrafo, com o intuito de orientar o trabalho com base nas informações.
23
Planejamento de Campanha - Ricardo Almeida Fava/ Lúcia Jane Scaff - UNIGRAN
Portanto, para que um briefing possa orientar os trabalhos, é importante que esteja fundamentado em algumas informações básicas, podendo ter maior ou menor riqueza de detalhes, dependendo de cada caso. No quadro abaixo estão relacionados os principais pontos que são importantes para a elaboração de um bom briefing.
Modelo B de briefing 1. Situação de mercado 2. Dados do produto ou serviço 3. Comparação do produto/serviço x concorrência 4. Objetivos de marketing 5. Posicionamento 6. Público-alvo e localização 7. Objetivos de comunicação 8. Obrigatoriedade de comunicação 9. Verba de comunicação 10. Cronograma
A seguir, um breve comentário sobre cada item