Modelo de analise dos indices financeiros empresariais
* Seca: Este índice apresenta uma situação mais adequada para a situação de liquidez, uma vez que dele são eliminados os estoques que são considerados como fontes de incertezas. Com a retirada dos estoques, a liquidez da empresa passa a não depender dos elementos não monetários, suprindo assim a necessidade do esforço de “venda” para quitação das obrigações de curto prazo.
* Imediata: Mede a capacidade da empresa em honrar com seus compromissos a curto prazo com o que possui de disponível, ou seja, é quanto a empresa tem imediatamente disponível para pagar suas obrigações. Este índice elimina a necessidade de “cobrança” para honrar com as obrigações.
* Geral: Este índice é utilizado para verificar a saúde financeira a curto e a longo prazos da empresa, através da comparação do Ativo Circulante, do Realizável a Longo Prazo,do Passivo Circulante e do Exigível a Longo Prazo. Este indicador determina que se a empresa fosse encerrar suas atividades naquele momento, se ela teria condições de honrar seus compromissos com suas disponibilidades mais os seus realizáveis à curto e a longo prazos, sem precisar utilizar o seu Ativo Permanente.
Endividamento * Endividamento Geral: Este indicador apresenta o total de recursos que a empresa captou junto a Terceiros, em relação ao total de seu Capital próprio. Ou seja, o total de dívidas que a empresa possui em relação ao seu Patrimônio Líquido.
* Imobilização do Patrimônio Liquido: Os Indicadores de Imobilização objetivam mostrar o grau de recursos da empresa que está investido em ativo permanente (máquinas, imóveis, etc.). A Imobilização do Patrimônio Líquido,