Arvore
Aplicação de Árvores de Decisão na Análise Financeira
LUCILENE MOREIRA PEDRO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
REINALDO GUERREIRO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumo
O ambiente empresarial requer decisões rápidas e precisas, para tanto existem vários métodos de auxílio. Neste estudo, é considerada a integração de dois desses métodos: a análise de balanços e o modelo de árvores de decisão. Para demonstrar a forma de utilização do ferramental conceitual foi desenvolvido um estudo de simulação numérica considerando o aspecto financeiro de uma empresa hipotética. A partir das demonstrações contábeis desenvolvidas apenas com o intuito de provar que mesmo uma empresa rentável pode ser otimizada, foram obtidos índices relativos à situação da empresa, sendo esses dados transferidos para o gráfico de árvores de decisão, através do qual foram identificados os possíveis caminhos alternativos para que a empresa pudesse cumprir determinados objetivos estabelecidos e, ainda, melhorá-los. A aplicação do modelo de árvore de decisão na análise dos índices econômico-financeiros facilita o entendimento, uma vez que o administrador trabalha com informações resumidas em indicadores gerenciais e com recursos gráficos. Essa ferramenta, além disso, indica o aspecto “pró-ativo” da empresa, pois estimula a busca continua de melhorias para a sua posição.
1.
Introdução
A tomada de decisão é um processo complexo, pois compreende um profundo conhecimento da empresa e do ambiente em que esta se insere. Para uma boa decisão é necessário obter as informações possíveis a respeito do ambiente da companhia em questão.
Diante das necessidades dos administradores para o processo de escolha de alternativas de otimização do resultado das empresas, é argumentado neste artigo que a integração de duas ferramentas, a análise de balanços e modelo de árvores de decisão, traz vantagens significativas na escolha da melhor alternativa em relação à totalidade da empresa,