Modelo cinetico molecular
Módulo nº 15
MODELO CINÉTICO MOLECULAR
Autores: Marciana Almendro David e Liliane Regina Brito Vilela Ferreira
INTRODUÇÃO:
Todos os objetos ao nosso redor são feitos de átomos. Algumas vezes estes átomos combinam -se e formam as moléculas. O que mantém estas moléculas unidas? Como elas formam os materiais? Afinal, o que são moléculas?
Todos os materiais são constituídos de moléculas?
Ao longo da história, o ser humano vem elaborando modelos para explicar como é constituída a matéria. Um desses modelos é chamado de Modelo Cinético-Molecular.
http://physicsact.files.wordpress.com/2007/11/h2o.jpg
Segundo o modelo Cinético-Molecular, as partículas constituintes dos materiais se atraem por diferentes tipos de forças que as mantém unidas. As forças que unem as moléculas entre si são denominadas intermoleculares. Por meio dessas forças é que explicamos o comportamento dos materiais em nosso dia -a-dia. Segundo essa teoria, essas forças são responsáveis pelo estado físico das substâncias e pela interação entre uma substância e outra. A dissolução, ou não, de uma substância em outra, por exemplo, é um fenômeno regido pelas interações intermoleculares existentes entre as moléculas do soluto e as moléculas do solvente.
Conhecendo a teoria das forças intermoleculares, nós podemos explicar questões tais como: por que alguns insetos andam sobre a água; por que o gelo flutua na água; por que o ar é gasoso; por que a água e o óleo não se misturam; por que o sal de cozinha se dissolve na água e não se dissolve no óleo; porque areia e água não se misturam. E muitas outras questões podem ser explicadas.
Este módulo tem como objetivo caracterizar o modelo cinético-molecular e relacionar tal modelo com as propriedades dos materiais.
Atividade 1 - em grupo: questão para discussão
Em nosso cotidiano, identificamos os materiais em sólidos, líquidos e gases. E, embora muitas vezes não pensemos sobre isto, nós usamos alguns