Modelo Atómico
Introdução
A realização deste trabalho irá focar-se nos Fundamentos da Física Moderna, irei explicar certos tópicos como a evolução da estrutura atómica, a teoria de Bohr e novos conceitos de espaço e tempo (relação de Galileu e princípio da relatividade de Einstein).
Em primeiro lugar o que é um Átomo? Um Átomo é a partícula mais pequena que é possível obter, de um determinado elemento químico, e que ainda caracteriza esse elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva que apresenta quase toda sua massa e um determinado número de eletrões em volta desse núcleo.
É também importante saber que, num átomo, o número de protões é sempre igual ao número de eletrões, sendo assim, os átomos eletricamente neutros.
Os átomos são constituídos por três tipos diferentes de partículas fundamentais: protões, neutrões e eletrões. No núcleo do átomo estão os protões e os neutrões, enquanto os eletrões giram em seu redor.
É o número de protões (número atómico) que diferencia um elemento de outro.
Quando um átomo ganha ou perde um ou mais eletrões, deixa de ter carga elétrica neutra e passa a ser um ião. No caso de ganhar um ou mais eletrões passa a ser anião (ião negativo). Se o átomo perder um ou mais eletrões passa a ser um catião (ião positivo). Quando os átomos se combinam entre si, dão origem a moléculas.
História da estrutura do Átomo
O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividi-lo em partes menores.
Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos.
- (1803) O modelo de Dalton:
O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton (1766 - 1844) foi o criador da