Modelo ABnT
R : Aziz Ab'sabe percebeu que além da altitude que foi utilizada para classificação do relevo feita por Aroldo de Azevedo, era importante avaliar os processos geomorfológicos ligados à dinâmica climática. Era uma abordagem mais moderna da ciência, que levava em conta se o relevo sofria processos de erosão ou de sedimentação e se determinada área perdia ou recebia sedimentos.
3) Diferencie os três tipos de depressão encontrados na classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandir Ross.
Depressão Periférica: estabelecidas nas regiões de contato entre estruturas sedimentares e cristalinas.
Depressão Interplanáltica: estabelecidas em áreas mais baixas em relação aos planaltos que as circundam.
Depressão Marginal: margeiam as bordas de bacias sedimentares, esculpidas em estruturas cristalinas
4) Em relação à geologia do território brasileiro, explique quais foram as estruturas geológicas formadas durante o proterozoico. Qual a relação dessas estruturas com os recursos minerais encontrados no país?
R : Durante o Éon Proterozoico, intensa atividade tectônica ocorreu no território brasileiro. No período final dessa era, extensas faixas adjacentes ás áreas cratônicas foram deformadas por movimentos orogenéticos. Essas transformações tectônicas muito remotas configuram o chamado Clico Brasiliano, durante o qual aparecem sistemas de dobras e vales resultantes de falhamentos. Os recursos minerais só é formado sobre condições de pressão e temperatura bastante elevadas e por isso está associado a períodos tão antigos.
5) Na classificação do relevo elaborada por Jurandir Ross, os planaltos são unidades onde predominam os processos de erosão, e as planícies são unidades onde predominam os processos de sedimentação. Como é possível, então, encontrarmos