MODELAGEM DE PROCESSOS - RELACIONAMENTOS
Relacionamento é a forma como chamamos a relação de interação entre as classes de objetos, apresentados no diagrama de objetos. Essa relação especifica o comportamento que ocorre entre duas ou mais classes.
Os principais tipos de relacionamento são:
- Associação: É uma conexão bilateral entre duas classes, indicando a existência de um relacionamento entre elas. É representado por uma linha, que pode ser uma conexão uni ou bilateral entre elas. Possui um nome, geralmente um verbo, que descreve o tipo de relação estabelecida. É caracterizada pela expressão 1:1.
Ex.: Relação entre Gerente e Setor, onde um gerente é responsável por um único setor. - Multiplicidade: É uma relação entre uma classe, e várias instâncias de uma outra classe. É caracterizada pela expressão 1:n
Ex.: Relação entre Setor e funcionário, onde vários funcionários fazem parte de um setor.
- Associação Reflexiva, ou Auto associação: Ocorre quando uma classe se relaciona com ela mesma, fechando um ciclo.
Ex.: Relação entre um curso e seus pré-requisitos, que fazem parte do curso.
- Agregação: É um tipo de associação especializado, que ocorre quando uma classe é componente de outra classe, ou seja, a classe menor é um objeto dentro da classe maior.
Neste modelo em especial, podem ocorrer às mesmas situações listadas acima, sendo: - Agregação Reflexiva, quando um objeto de uma classe é composta por objetos da própria classe.
Ex.: Um objeto ‘Clube’ é composto por vários objetos ‘Associado’. - Classe de uma associação de Classe, que ocorre quando se torna necessário adicionar objetos e atributos a uma associação. Geralmente ocorre em uma associação de muitos para muitos (n:m).
Ex.: A relação entre aluno e curso, é uma relação n:m, onde vários alunos, podem fazer diversos cursos. Dessa forma, a classe-relação estabelecida também precisa armazenar objetos, como por exemplo a nota de um aluno em determinado curso.
Relacionamento entre pacotes, ou relacionamento