Modelagem da resposta de pressão á barra e reforço continuo
FADEP - Faculdade de Pato Branco
Ana Paula Fischer
Daiane Pruch
Análise experimental do Comportamento
Relatório n.2
Março/2013
Turma A Prática
RESUMO
Neste trabalho realizado no laboratório da Faculdade de Pato Branco - FADEP é feita a analise comportamental de um animal da espécie Rattus Norvegicus da linhagem Wistar, sob a orientação da professora Alessandra Melânia Gressana Vivan, para a disciplina de Análise Experimental do Comportamento, com intuito de experimentação do comportamento deste sujeito, privado 24 horas de água apresentado para um estimulo reforçador, assim observando e analisando as variáveis biológicas em seu comportamento, neste trabalho serão apresentados dois experimentos; o experimento de modelagem de comportamento e o experimento de reforçamento contínuo, desta forma contribuindo para um melhor entendimento e para que os estudantes possam desenvolver habilidades que serão de suma importância na futura profissão.
Palavras – chave: Analise experimental do comportamento. Laboratório. Reforçamento.
1 MODELAGEM DA RESPOSTA DE PRESSÃO Á BARRA E REFORÇAMENTO CONTINUO
Para iniciar esta introdução do relatório será explicado com embasamento em um referencial teórico o que é Modelagem e Reforçamento Continuo.
“Quando nascemos, já nascemos com alguma preparação biológica para interagirmos como o ambiente. Mas não nascemos, por exemplo, sabendo falar”. (MOREIRA E MEDEIROS, 2007, p. 60).
“Mas também não aprendemos a falar de um dia para outro, ou não dormimos um dia sem saber andar e no outro dia após acordar saímos correndo pela casa. Novos comportamentos não surgem do nada”. (MOREIRA E MEDEIROS, 2007, p. 60).
“Os comportamentos novos que aprendemos surgem a partir de comportamentos que já existem em nosso repertório comportamental. Um exemplo simples é de como começamos a aprender a falar”. (MOREIRA E MEDEIROS, 2007, p. 60).
“A maioria dos bebes já nascem emitindo