Relatório de laboratório: Análise comportamental na modelagem
O relatório teve como objetivo a divulgação dos resultados do experimento: modelagem e, reforçamento contínuo (CRF) realizados em laboratório, com o determinado sujeito experimental (rato), dentro de uma caixa de Skinner, aparelho adequado para o estudo animal.
O objetivo do experimento foi anotar a frequência de respostas de pressão a barra e, assinalar as frequências das respostas de limpeza (L), andar (A), erguer-se nas patas traseiras (E), farejar (F) e ficar parado (P). Encerrando o exercício quando o sujeito permanecer 10 minutos sem respostas de pressão a barra.
INTRODUÇÃO
DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO DE MODELAGEM E REFORÇAMENTO CONTÍNUO
Matheus Miller Santos Ribeiro
Polyana Santos de Oliveira
Universidade Tiradentes
O condicionamento operante modela o comportamento como o escultor modela a argila. Um operante não é algo que surja totalmente desenvolvido no comportamento do organismo. É o resultado de um contínuo processo de modelagem. (Skinner, B. 2000).
Pessoas e outros animais aprendem novas respostas operantes por uma estratégia de reforçamento positivo chamada de modelagem, ou método de aproximações sucessivas. A modelagem é um procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. O resultado final é um novo comportamento. Usamos na modelagem o reforço diferencial (reforçar algumas respostas e extinguir outras similares) e aproximações sucessivas (exigir gradualmente comportamentos mais próximos do comportamento-alvo) a fim de ensinar um novo comportamento, sendo uma característica fundamental da modelagem a imediaticidade do reforço, ou seja, quanto mais próxima temporalmente da resposta o reforço estiver, mais eficaz ele será. (Gomide, 2003).
Já não nascemos com alguma preparação biológica para interagimos com o ambiente. Os comportamentos novos que aprendemos surgem a partir de comportamentos que já existem em nosso repertório comportamental. (Moreira, 2007).
No esquema