Relatório Científico em Análise Experimental do Comportamento.
Curso de Psicologia
Análise Experimental do Comportamento
NÍVEL OPERANTE, MODELAGEM, TREINO AO BEBEDOURO E CONTIGÊNCIA DE REFORÇO CONTÍNUO.
César José
Juliano Silva
Nonata Elisângela
Relatório n.1
Divinópolis/Novembro/2014
Aula: Prática
Resumo
Neste trabalho realizado em sala de aula da Faculdade Pitágoras de Divinópolis- FAP é feita a analise comportamental de um sujeito através de aula prática com vídeos de modelagem, treino ao bebedouro e contingência de reforço continuo exibidos em sala de aula, sob a orientação da professora Anna Cristina Passarelli, da disciplina de Análise Experimental do Comportamento, com intuito de experimentação do comportamento deste sujeito, privado 36 horas de água apresentado para um estimulo reforçador, assim observando e analisando as variáveis biológicas em seu comportamento, neste trabalho serão apresentados os seguintes experimentos; o experimento de modelagem de comportamento e o experimento de contingência de reforço contínuo (Crf), Treino ao bebedouro e nível operante desta forma contribuindo para um melhor entendimento e para que os estudantes possam desenvolver habilidades que serão de suma importância na futura profissão.
Palavras - chave: Analise experimental do comportamento, Modelagem, Reforçamento.
Introdução
MODELAGEM DA RESPOSTA DE PRESSÃO Á BARRA, CONTINGÊNCIA DE REFORÇAMENTO CONTINUO ( Crf) ,TREINO AO BEBEDOURO E NÍVEL OPERANTE. É fundamental entendermos o comportamento operante para compreendermos como aprendemos nossas habilidades e nossos conhecimentos, ou seja, falar, ler, escrever, etc., e até mesmo como aprendemos a ser quem somos, a ter nossa personalidade (MOREIRA e BORGES, 2007, p. 47).
Percebemos que todos os comportamentos que realizamos produz alguma consequência no ambiente, as quais causam mudanças no mesmo. As consequências de nossos comportamentos irão influenciar nas ocorrências futuras. As consequências