MODALIDADES PARAOLÍMPICAS: VOLEIBOL SENTADO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
MODALIDADES PARAOLÍMPICAS: VOLEIBOL SENTADO
EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Criciúma – SC, 18 de setembro de 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 HISTÓRIA
3 ATLETAS
4 VOLEIBOL SENTADO X VOLEIBOL TRADICIONAL
5 CONQUISTAS BRASILEIRAS
6 CONCLUSÃO
7 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1 INTRODUÇÃO
O vôlei sentado surgiu em 1956, na Holanda, através da combinação do Sitzball e Voleibol e desde então a modalidade vem crescendo e se tornando uma das mais praticadas em competições.
O presente trabalho abordará as principais informações de como foi sua história até a presente data, o conhecimento básico das regras do vôlei sentado, quais são as pessoas que podem disputar a modalidade e algumas diferenças entre o vôlei sentado e o vôlei tradicional.
2 HISTÓRIA
Em 1956, o Comitê de Esportes da Holanda introduziu um novo jogo chamado de Vôlei Sentado, uma combinação do Sitzball e o Voleibol. Desde então, o Vôlei Sentado cresceu e se transformou em uma das modalidades mais praticadas em competições.
A partir de 1967, foram realizadas as primeiras competições internacionais O primeiro torneio internacional oficial – reconhecido pela ISOD – foi realizado em 1979, em Haarlem, na Holanda. Em 1980, a modalidade foi aceita como esporte paraolímpico com a participação de sete seleções.
Desde 1993 existem campeonatos por todo o mundo da modalidade tanto masculina, como feminina. Em Sydney (2000) era divido em: sentado e em pé, mas foi em Atenas que o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) determinou que a modalidade só fosse disputada sentada e a modalidade feminina disputou pela primeira vez. O Brasil estreiou em Beijing (2008) e atualmente o Vôlei Sentado é praticado em 45 países.
3 ATLETAS
Competem atletas amputados, paralisados cerebrais,