Modalidade de softwares
1) Software Proprietário: Softwares que existem algumas restrições impostas pelo seu criador ou distribuidor. Não são permitidas alterações e modificações que não sejam feitas pelo seu criador.
2) Software Comercial: Softwares com interesses comerciais. Comercializados por empresas ao mercado. Geralmente, a comercialização do software é combinada com a prestação de serviços feita pela empresa distribuidora.
3) Shareware: É um software que é distribuído aos usuários gratuitamente, mas com funções limitadas, inclusive no tempo de uso. É uma avaliação do programa, para que o usuário tenha a certeza que quer adquirir o produto final.
4) Freeware: Software gratuito com todas as suas funções disponibilizadas ao usuário.
Não possui restrições nem em funções e nem em tempo de uso.
5) Beta: É um software que ainda pode sofrer modificações até seu lançamento oficial.
6) Demo ou Trial: Softwares liberados gratuitamente por certo tempo (fase de teste) e com certas limitações. Após expirar o tempo de teste, se o usuário desejar continuar a utilizar o software deverá fazer o pagamento de sua licença.
7) Domínio Público: Um software com seu código aberto e modificável. Quando o autor do software abdica de todos os direitos autorais do produto.
8) Software Livre: Um software com seu código fonte aberto, não necessariamente gratuito e que possibilita modificações, mas o autor das modificações não está livre das regras de direitos autorais.
Bibliografia: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/1,,EMI116182-17202,00.html http://www.bloghardwaremicrocamp.com.br/tecnologia/software-proprietario-software-livree-open-source/ http://www.fels.com.br/saibamais/software-livre-proprietario.html http://dequemeestesoftware.blogspot.com.br/2010/06/software-livre-e-software-dedominio.html