Modal e intermodalidade
2. Qual a função dos INCOTERMS? (1,0) R: Definir os direitos e obrigações de exportadores e importadores no comércio internacional.
3. Onde começam as obrigações do importador que contrata o INCOTERM “Ex works”? (2,0) R: No estabelecimento (expedição) do exportador.
4. Demonstre graficamente e explique o “Trade-Off” de custos: Transporte x Estoque, tendo como diretriz as características velocidade/confiabilidade do modal: (3,0) R:
5. Demonstre graficamente e explique o “Trade-Off” de custos: (Transporte + Estoque) x Venda Perdida, tendo como diretriz o nível de serviço: (3,0) R:
6. O Operador de Transporte Multimodal (OTM) pode ser pessoa jurídica (empresa) ou pessoa física e é contratado para realizar o transporte de carga da origem até o destino. A afirmação acima é verdadeira ou falsa? (1,0) R: Falsa
7. O Operador de Transporte Multimodal (OTM) pode ser pessoa física que contrata terceiros para realizar o transporte de cargas da origem até o destino. A afirmação acima é verdadeira ou falsa? (1,0) R: Falsa
8. Fale sobre as características do sistema de carregamento “Roll on – Roll off” (Ro-Ro) e onde é aplicado mais frequentemente? (2,0) R: Caracteriza-se pelo transporte de veículos motorizados. O carregamento e o descarregamento são feitos pela movimentação do próprio veículo sobre rodas. Não há necessidade de utilizar equipamentos de movimentação e elevação de carga. Aplicado principalmente no transporte marítimo.
9. Fale em qual situação a configuração intermodal “aero-ferroviária” é viável e explique por quê? (2,0) R: A integração do modal aéreo com a ferrovia é muito forte quando se trata do transporte de passageiros, principalmente nos EUA e nos grandes centros urbanos de países europeus.