Modal ferroviario
Alunas:
Ana Luiza de Vasconcelos Pineli Alves
Dalila
Fernanda Malaquias
Vanessa Oliveira
Goiânia 2013
Sumário
Introdução 3
História do transporte ferroviário 3
História do transporte Ferroviário no Brasil 5
Desenvolvimento 12
Infra-estrutura 12
Superestrutura 13
Plataforma 13
Bitola 14
Gabarito das vias férreas 15
Características Geométricas da Plataforma 15
Influência das Obras de Terraplenagem na Largura da Plataforma 16
Vias Permanentes 16
Sub-lastro 16
Lastro 17
Dormentes 18
Tipos de Dormentes 18
Trilhos 18
Valec 19
CONCESSÕES 20
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS 20
VALE 21
CONCESSÕES 22
FERROVIA NORTE-SUL 23
Conclusão 27
Bibliografia 28
Introdução
História do transporte ferroviário
O início do transporte ferroviário data do Século VI a.C. Com o desenvolvimento do motor a vapor, foi possível iniciar uma expansão dos principais caminhos de ferro, que foram um componente muito importante durante a revolução industrial. Com o avanço da tecnologia, foram lançados comboios elétricos e os comboios a vapor foram substituídos por motores a diesel. Na década de 1960, surgiu o comboio de alta velocidade, tornando este tipo de transporte cada vez mais rápido e acessível.
O caminho-de-ferro reapareceu mais tarde na Europa, após a Idade Média. O registro mais antigo conhecido de uma linha de caminho-de-ferro é uma janela de vidro colorido na catedral de Freiburg, datados de cerca de 1350. Mais tarde, em 1515, o cardeal Matthäus Lang escreveu uma descrição de um funicular, o Reiszug, que permitia o acesso ao castelo de Hohensalzburg na Áustria. Eram utilizados carris de madeira, cordas de cânhamo e força animal ou humana. Esta estrutura ainda existe atualmente, apesar das inevitáveis melhorias, sendo, provavelmente, o mais antigo caminho-de-ferro a operar.
O aparecimento do transporte ferroviário esteve estritamente relacionado com a Revolução Industrial, ao longo dos séculos XVIII e XIX. Foi considerado um dos maiores inventos