TEXTO III Lewis Mumford Paraiso paleotecnico Coketown 1

17123 palavras 69 páginas
Texto III Lewis Mumford

‘Paraíso paleotécnico: Coketown’, 1961

MUMFORD, Lewis. A Cidade na História: Suas Origens, Transformações e perspectivas. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Cap. XV, p. 483-520.

1. COMO NASCEU COKETOWN

Até o século XIX, tinha havido certo equilíbrio de atividades dentro da cidade. Embora o trabalho e o comércio fossem sempre importantes, a reli­gião e as artes e diversões reclamavam sua parte das energias do citadino. Mas a tendência à concentração nas atividades econômicas e a considerar como desperdício de tempo o esforço gasto noutras funções, pelo menos fora da casa, vinha crescendo continuadamente desde o século XVI. Se o capitalismo tendia a expandir os domínios do mercado e transformar cada parte da cidade numa comodidade negociável, a mudança dos trabalhos manuais urbanos organizados para a produção fabril em larga escala transformou as cidades industriais em sombrias colméias, a fumegar ativamente, a bater, guinchar, a expelir rolos de fumo de doze a quatorze horas do dia, algumas vezes durante as vinte e quatro horas. A rotina escrava das minas, cujo trabalho constituía um castigo intencional para os criminosos, tornou-se o ambiente normal do novo trabalhador industrial. Nenhuma daquelas antigas cidades fugia ao velho ditado: “Trabalhar sempre sem brincar faz do Jack um mau rapaz”**. Coke­town especializou-se na produção de maus rapazes.

Como a dar testemunho da imensa produtividade da máquina, os montes de lixo e detritos alcançavam proporções de montanha, ao passo que os seres humanos, cujo trabalho tornava possíveis aqueles feitos, eram muti­lados e mortos quase tão depressa quanto teriam sido num campo de batalha. A nova cidade industrial tinha muitas lições a ensinar; mas, para o urbanista, a sua principal lição dizia respeito ao que se deveria evitar. Reagindo contra os descaminhos do industrialismo, os artistas e reformadores do século XIX chegaram finalmente a uma concepção melhor das necessidades humanas e

Relacionados