Modais na bahia
Os transportes são classificados de acordo com a modalidade em:
Terrestre – Dutoviário, rodoviário e ferroviário.
Aquaviário – Marítimo e Hidroviário.
Aéreo.
E quanto à forma tem-se:
Modal ou Unimodal: Que envolve apenas uma modalidade.
Intermodal: Envolve mais de uma modalidade e para cada trecho/modal é realizado um contrato.
Multimodal: Envolve mais de uma modalidade, porém regido por um único contrato.
Segmentados: Envolve diversos contratos para diversos modais.
Sucessivos: Quando a mercadoria, para alcançar o destino final, necessitar ser transportada para prosseguimento em veículo da mesma modalidade de transporte (regido por um único contrato).
ESCOLHA DO MODAL
A escolha do modal é de extrema importância, para que dessa forma não ocorram prejuízos na movimentação da mercadoria.
Os modais apresentam vantagens e desvantagens, devido a muitos fatores existentes, alguns apresentam segurança e rapidez no atendimento e demanda daquele consumidor, outro fator importante é o custo, que se deve também ao valor da mercadoria que está sendo transportado, entre muitos outros fatores.
As empresas precisam de um meio para atingir de forma rápida e adequada o seu processo logístico e principalmente em relação ao modo de como seus produtos irão chegar ao seu ponto de destino, afinal os produtos devem ser entregues com qualidade.
OS IMPACTOS MODAIS NA ECONOMIA DA BAHIA
Os modais são importantes para a economia da Bahia, afinal as empresas precisam importar e exportar seus produtos, gerando emprego, movimentando a economia da cidade e atraindo ganhos cambiais do país. O Porto é responsável por 60% de toda a carga movimentada em modal marítimo na Bahia, já a hidrovia é um modal econômico pouco poluente e seguro, representando apenas 13,86% dos produtos comercializados, dessa forma possui grande importância para a economia da Bahia, servindo como meio de vazão da produção de entrada de produtos. Sabemos que um setor de