Trabalho
Indubitavelmente a automação no processo industrial se torna cada vez mais eficaz para se garantir a qualidade no processo manufatureiro. Pois por mais que seja necessário a ação humana numa linha de produção, em alguns aspectos para se ter mais precisão e menos ocorrência de erros é necessário o uso de máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado), que são controladas e por computadores pré-programados para que não ocorra problemas e consequentemente retrabalho.
2. Objetivo
Estudo feito pelos estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Nilton Lins ao fim de se transmitir e informar sobre máquinas manipuladas por CNC (Controle Numérico Computadorizado), dentre eles seus benefícios, tipos e vantagens no processo de Manufatura.
3. Máquinas CNC
São máquinas automatizadas que funcionam por meio de sistemas CNC, ou seja, por Controle Numérico Computadorizado. Isso significa que as máquinas controladas por sistemas CNC são muito mais rápidas em processos de produção, especialmente em linhas de produção.
3.1 Contexto Histórico
Antes dos anos 50, existiam dois tipos diferentes de produção usados na indústria de manufatura, o primeiro tipo se caracterizava por operações manuais, baixa velocidade de produção e grande diversidade de partes ou produtos, era utilizado para pequenos e médios volumes de produção. O segundo método, para grandes volumes de produção, possuía operação automática e era usado em máquinas-ferramenta especialmente projetadas para fazer um tipo simples de peças com qualidade consistente, em grandes quantidades e em altas velocidades de produção, de tal modo que não se justificava seu uso a menos que a quantidade de partes a ser fabricadas fosse o suficiente para compensar o investimento e houvesse uma previsão de demanda a longo prazo.
Desde 1950 já se dizia em voz corrente, que a cibernética revolucionaria, completamente, as máquinas ferramentas de usinagem, mas não se sabia exatamente como. Houve tendências